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Plano de marketing digital: estratégias essenciais

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022

Imagine que a internet nunca existiu e não temos ideia do que seja Google, Facebook, Instagram, ou seja, o marketing digital nunca emergiu. Comércio eletrônico, internet banking, Netflix, Uber, Tik Tok, chamada de vídeo por WhatsApp também nunca surgiram. Que mundo é esse? Certamente, não é o mundo em que vivemos e os números apontam exatamente isso.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020, somos mais de 152 milhões de brasileiros surfando na internet. Ela se tornou o segundo meio de comunicação mais utilizado, conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pelo Ibope, e, mesmo assim, alguns empresários e profissionais de marketing acreditam – erroneamente – que o marketing digital se resume ao Facebook e outros desconsideram o potencial da internet para alavancar os negócios.

Para quem acompanha a transformação online e deseja superar a concorrência, se conectar fortemente ao público-alvo e vencer as metas, precisará planejar e executar as seguintes estratégias de marketing digital.

Pesquisa online

Entender as preferências, as expectativas e os desafios dos consumidores é fundamental para o sucesso. Além do que, compreender os hábitos de mídia digital deles permitirá investir nos canais mais significativos. Faça isso com pesquisas qualitativas e quantitativas.

Publicidade online

Ela divulga produtos e serviços, constrói confiança para a empresa e influencia positivamente a compra. Veicule as campanhas com frequência, pois a concorrência também participará do jogo pela atenção do público. Uma das grandes vantagens da publicidade online são as incontáveis maneiras de segmentação e isso otimizará o investimento feito.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima alternativa para estabelecer relacionamento com os consumidores, possui atrativa relação custo x benefício para empresas de todos os portes e, ainda, é capaz de gerar lembrança de marca e novas oportunidades.

E-mail marketing

Você sabia? 87% das pessoas da classe A utilizam e-mail, 79% da classe B e 57% da classe C, conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2019. Perceba que o e-mail não morreu. A baixo custo, ele propicia relacionamento contínuo com o público-alvo, aumenta a confiança na marca e a percepção de valor.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia levará conhecimento útil e valioso até os futuros clientes. Dessa forma, eles conhecerão melhor a empresa, terão um modo diferenciado de se relacionar com o empreendimento e a marca ficará mais forte. Ao ler este artigo, você está sendo impactado pela nossa estratégia de marketing de conteúdo.

Conteúdo extra: Entenda os principais tipos de conteúdo e exemplos práticos para impulsionar empresas de serviços.

Monitoramento

O monitoramento é, sem dúvida, a “menina dos olhos” do marketing digital. Ele possibilita entender os hábitos e preferências dos consumidores por meio de suas interações nas ações online, saber o que e onde gerou os resultados mais extraordinários e fornece informações para eventuais ajustes nas estratégias.

Você ficaria quantos dias sem fazer uma busca no Google, sem acessar e-mail, internet banking, Netflix, realizar compras online ou sem navegar nas redes sociais? A mídia digital faz parte do nosso cotidiano e precisa ser incorporada ao dia a dia das empresas. Portanto, planeje e execute ações online de curto, médio e longo prazo, levando em considerando as estratégias essenciais de marketing digital apresentadas.

Uma dica poderosa para o marketing digital

Se você já possui o plano de marketing digital e deseja resultados incrivelmente efetivos e duradouros, saiba que o branding é um fortíssimo aliado.

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