Marketing digital: 4 desafios ao fazê-lo na empresa
Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022
Atire o celular quem nunca ouviu falar em marketing digital. Há grandes chances de um amigo, colega de trabalho ou até mesmo você estar estudando marketing digital, seja por meio de algum e-book, cursos ou, talvez, aquelas fórmulas milagrosas que prometem obter seguidores e gerar negócios.
De fato, o marketing digital se tornou uma celebridade e está desfilando no vocabulário de muita gente. E qual é o motivo dele alcançar a fama? São os resultados extraordinários que podem ser alcançados ou que já foram conquistados com essa estratégia de marketing.
Entretanto, fique atento: ele é sempre evidenciado de forma colossal, permitindo acreditar que atingir resultados astronômicos com marketing digital é simples, rápido e barato. Então, no capítulo final se descobre a verdade: esses discursos descomunais são mais uma manobra para vender algum produto ou serviço, pois a história vai bem mais além.
Pensando nisso, listamos os principais desafios que empreendedor irá enfrentar ao gerir sozinho o marketing digital da empresa.
Desafio 1: Obter todo conhecimento necessário
Criar um perfil no facebook não exigirá grandes esforços, porém construir uma marca forte - desejada pelo público -, gerenciar a imagem dessa marca e torná-la lucrativa - evitando crises de comunicação e superando as metas comerciais - vai muito além de criar um perfil e postar conteúdos amadores.
Profissionais de marketing e comunicação se especializam em planejamento estratégico, branding, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, fotografia, direção de arte, redação publicitária, marketing digital, mídia e inúmeras outras disciplinas para obter resultados tão eficientes.
Eles também se atualizam em eventos renomados e chegam a conquistar certificações e prêmios, como reconhecimento de seus esforços. Portanto, como é possível apenas o empreendedor adquirir todo esse conhecimento e experiência em um único curso? Ou ainda, “seguir a intuição”, em tempos tão disputadíssimos, e abrir mão de quem realmente sabe o que faz.
Desafio 2: Ter disciplina, foco, tempo e recursos
Empreender é um ato de coragem. Precisa se virar nos 30 para resolver tantos afazeres. Assim, é bem provável que alguns setores da empresa sejam deixados de lado para “apagar o incêndio” de áreas mais exigentes.
Entre atender o principal cliente da empresa, prestes a rescindir o contrato, ou criar uma ótima postagem para as mídias sociais, o que você faria? A resposta parece óbvia. No entanto, se a empresa cair no esquecimento nas mídias sociais ou em outros canais de comunicação, como terá a imagem consolidada e novos clientes?
Com isso, não basta apenas fazer um curso e adquirir algum conhecimento. Obter resultados sólidos em marketing digital exige disciplina (seguir o planejamento à risca), foco (dar a devida atenção ao marketing), tempo (investir horas para o marketing alcançar resultados) e recursos (pessoas, conhecimento e verba).
Desafio 3: Evitar a visão míope e fazer diferente
Com tanta gente “fazendo” marketing digital (fazer é uma coisa, colher resultados é outra), fica fácil “ter ideias” (lê-se copiar e colar ideias existentes) para o próprio negócio. Mas, cada ação deve ser planejada levando em consideração objetivos, metas, posicionamento, concorrentes, público-alvo (segmentação) e o segmento de atuação.
Ah, nunca ouviu falar nesses termos? Prazer! O que deu certo para uma empresa, nem sempre dará certo para outra, devido às particularidades de cada negócio.
Para conseguir resultados efetivos, é fundamental evitar a visão míope no marketing digital (copiar dos outros ou acreditar no lema “time que está vencendo não se mexe”) e fazer diferente, ser único. Ao produzir tudo igual, ações e comunicações genéricas, quem se beneficiará são os concorrentes.
Desafio 4: Conquistar resultados eficientes
Sim, conquistar resultados eficientes é um grande desafio. Você sabe porquê? O marketing digital de muitas empresas, provavelmente seu concorrente, é administrado por profissionais da área e, com isso, eles superam os 3 desafios anteriores.
O marketing digital é capaz sim de muitas conquistas, responsáveis pela longevidade da empresa. Mas, exigirá qualidades que vão além da boa vontade e coragem do empreendedor. Logo, um time de profissionais de marketing entregam os resultados almejados, pois são especialistas e têm o conhecimento necessário, disciplina, foco, tempo e pensam diferente.
Assim, enquanto o empreendedor conduz o negócio, a agência de marketing digital gerencia a construção da marca e a imagem da empresa. Estes são os principais ativos dos negócios lucrativos e bem sucedidos, administrados por especialistas.