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Tipos de conteúdo para impulsionar empresas de serviços

Segunda-feira, 8 de Julho de 2024

O marketing de conteúdo é uma entre as várias estratégias de marketing digital para empresas de serviços. Ele amplia a visibilidade da empresa, fortalece a imagem da marca, constrói autoridade no segmento e, ainda, gera leads, fidelização e oportunidades de negócios.

Para constatar esse fato, a pesquisa Content Trends 2019, conduzida pela Rock Content, apontou que o marketing de conteúdo aumenta em 1,3 vezes as visitas ao site e gera 1,4 vezes mais leads.

Dito isto, o marketing de conteúdo oportuniza à empresa de serviços ser encontrada pelo consumidor, por meio do compartilhamento de informações valiosas e úteis, elaboradas em diferentes formatos e momentos da jornada de compra.

Continue a leitura e entenda como os tipos de conteúdo impulsionam empresas de serviços e contribuem na superação de desafios, com o marketing digital.

O marketing de conteúdo e o desafio das empresas de serviços

Você sabe qual é o grande desafio das empresas prestadoras de serviços? Construir confiança frente à intangibilidade, algo inerente desse tipo de empresa. Diferente de comprar um calçado ou um smartphone, que é algo tangível, o público não consegue “apalpar” o serviço, ou seja, experimentá-lo previamente, antes da compra, para saber se o serviço irá atender suas necessidades e entregar os resultados prometidos.

Com isso, o uso frequente do marketing de conteúdo, aliado do marketing digital, minimiza a intangibilidade dos serviços, pois demonstra o conhecimento da empresa e sua autoridade na área e, assim, reduz eventuais incertezas que o consumidor possa ter.

Tipos de conteúdo e exemplos práticos para empresas de serviços

Para iniciar a estratégia de marketing de conteúdo é necessário planejar e, entre as atividades, podemos destacar: analisar o mercado, definir os objetivos, elaborar a persona, definir linhas editoriais e estratégia de distribuição, elaborar o plano de ação e monitorar os resultados. Agora, confira algumas possibilidades de conteúdo e exemplos para aumentar a visibilidade da empresa de serviços e, assim, gerar mais leads e interessados com o marketing de conteúdo.

1. Conteúdo para blog

A todo momento sanamos dúvidas por meio de pesquisas no Google. Assim, o blog de uma empresa de serviços pode ser facilmente encontrado pelo consumidor. Na prática, é como se o Google “recomendasse” o conteúdo daquele resultado e isso gera muita visibilidade e confiança. Mas, para tornar essa tática do marketing de conteúdo efetiva, os posts e o blog precisam estar otimizados com técnicas de SEO e devem abordar dúvidas que o público, provavelmente, irá pesquisar no Google, por isso é fundamental planejar. Não é recomendado simplesmente divulgar a empresa no blog, visto que isso é função da publicidade e não do marketing de conteúdo.

Exemplo prático: Imobiliárias, corretoras de seguro ou planos de saúde, por exemplo, podem criar posts para o blog explicando termos técnicos e dúvidas que surgem ao alugar um imóvel, ao contratar um seguro ou um plano de saúde, tudo em uma linguagem objetiva e acessível.

2. Conteúdo para mídias sociais

Você já acessou as mídias sociais hoje? Quantas vezes? É evidente que essas plataformas são canais estratégicos de marketing digital para se relacionar com o público, por meio de conteúdo relevante.

Exemplo prático: Para academias, que tal criar uma série de vídeos para iniciar as ações de marketing de conteúdo? Produza um para cada faixa etária de público, apresentando os benefícios de uma atividade física, tais como: musculação para a terceira idade, natação para crianças e assim por diante.

3. E-book

Se o seu público possui muitas dúvidas sobre o seu serviço, você pode produzir um e-book com informações detalhadas e, ainda, evidenciar os resultados obtidos em seus nos projetos. Esse é outro formato de conteúdo para uma empresa de serviços gerar autoridade e transmitir conhecimento.

Exemplo prático: Pensando em uma escola, produza um e-book para os pais sobre como ajudar os filhos a estudarem para as provas. Assim, o relacionamento se iniciará por meio de uma informação valiosa, oferecida pelo marketing de conteúdo, e não por uma tentativa de vender o serviço.

Aqui fica um alerta: o e-book precisa compartilhar informação útil e não fazer uma venda diretamente.

4. Webinar

Webinar é uma conferência ou encontro online, no qual o conteúdo é transmitido por vídeo, ao vivo ou gravado, e permite interação com a audiência. Webinars geram confiança ao negócio, pois é uma oportunidade das pessoas da empresa interagiram com o público-alvo. É uma boa pedida para quem tem a agenda corrida.

Exemplo prático: Hotéis e resorts, por exemplo, podem preparar um webinar a respeito dos cuidados necessários com as crianças durante a viagem e o que não pode faltar ao preparar a mala.

5. Infográfico

O infográfico é um excelente tipo de conteúdo para marketing digital, pois suas qualidades imagética e objetiva agilizam o entendimento das informações.

Exemplo prático: Empresas de serviços de internet podem, por exemplo, criar um infográfico sobre a velocidade ideal de banda larga de acordo com os hábitos de navegação do cliente. Para empresas da área de saúde e estética, uma sugestão é elaborar um infográfico com os melhores horários para tomar sol e os tipos de protetor solar.

Conheça esse exemplo de infográfico: primeiros passos para as mídias sociais.

Como distribuir o conteúdo com o marketing digital

Depois de criar os conteúdos, há uma etapa fundamental: a distribuição. Os conteúdos desenvolvidos precisam chegar até o público-alvo, por isso listamos algumas possibilidades: Envie para uma lista de e-mail de pessoas interessadas no seu negócio. Caso não tenha essa lista, invista tempo para construir a sua própria. As listas compradas são consideradas spam e os resultados são ineficientes. Divulgue de forma orgânica e paga nas mídias sociais, além do site da empresa. Faça campanhas de Google Ads e busque parcerias de co-branding com negócios que complementam o seu.

O marketing de conteúdo é uma estratégia digital que gera resultados a médio e longo prazo e precisa de planejamento e acompanhamento constante. Portanto, seja paciente, monitore os resultados das ações e faça os ajustes necessários para alcançar as metas estabelecidas.

Uma dica valiosa para serviços

Para potencializar os resultados, conte com uma equipe de profissionais de marketing, conheça as 4 características primordiais de empresas de serviços e integre as diferentes estratégias de marketing digital.

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