Marketing de conteúdo: o que é e para qual negócio
Quarta-feira, 8 de Novembro de 2023
O seu cliente em potencial tem clareza sobre todos os benefícios que a sua empresa oferece? O marketing de conteúdo é uma das estratégias essenciais de marketing digital que irá, certamente, sanar as dúvidas a respeito do seu produto/serviço e construirá autoridade, reconhecimento e uma legião de fãs para o seu negócio.
Continue a leitura e aprenda o que é marketing de conteúdo e os caminhos para seu empreendimento se tornar conhecido e reconhecido.
Por que o marketing de conteúdo gera resultados?
O consumidor sempre raciocina sobre o que irá comprar. Ele está mais consciente, exigente e quer se sentir seguro sobre o retorno que terá ao investir e, assim, se questiona: a aquisição satisfará todas as necessidades? Ao comprar um tênis, por exemplo, espera-se conforto, durabilidade e nenhuma dor de cabeça.
Esse “questionamento”, naturalmente, se intensifica quando o produto/serviço possui um valor de investimento superior ou exigirá relacionamento contínuo. Ao matricular uma criança ou um adolescente em uma escola particular, os pais irão refletir: será que ela oferece a melhor formação? Como será o relacionamento com a escola ao longo dos anos? Nesse sentido, o marketing de conteúdo é um excelente aliado para posicionar e construir diferencial competitivo para a escola, de modo que os pais tenham o mínimo de incerteza ao contratar.
Imagine que você irá adquirir, em um período de tempo, alguns serviços (seguro de carro, plano de saúde, consultoria e academia) e alguns produtos (smartphone, notebook e aplicativo de gestão). Muito antes de decidir a compra, provavelmente, você pesquisará sobre esses itens em uma infinidade de páginas na internet, blogs, redes sociais e, inclusive, solicitará a opinião de amigos. A empresa que praticar a melhor estratégia de marketing de conteúdo, oferecendo conteúdo relevante, na hora certa, transmitirá confiança e conquistará sua atenção, coração e bolso.
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
Segundo Cláudio Torres, autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, marketing de conteúdo é “o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o consumidor encontre, goste e se relacione com uma marca, empresa ou produto. A ideia é gerar conteúdo genuíno e útil, isento de interferência comercial”. Os formatos de conteúdo são inúmeros, por isso é fundamental estudar e compreender o posicionamento e diferenciais do negócio e mergulhar no comportamento e características do consumidor, por meio de estudo de personas – representação do cliente ideal.
Os tipos de conteúdo mais utilizados em uma estratégia são: conteúdos para blog, otimizados para melhorar o SEO; postagens para mídias sociais; e-book; infográficos; templates; webinars; minicursos; ferramentas online e games.
A produção de conteúdo é complexa, envolve o entrelaçamento de diferentes áreas e inúmeros conhecimentos para atingir resultados que superem desafios e metas. Assim, o marketing de conteúdo irá favorecer apenas as empresas que possuir profissionais capacitados, planejamento e ações frequentes para criação de conteúdo. É possível potencializar ainda mais os resultados ao integrar o marketing de conteúdo às demais estratégias de marketing digital.
Qual negócio deve apostar no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo possui uma relação custo x benefício atrativa a muitos tipos de negócios, ainda mais em tempos de orçamento limitado. Ele tem a característica intrínseca de levar conteúdo relevante para o consumidor e isso não é sinônimo de fazer publicidade para promover produtos e serviços.
A principal função do marketing de conteúdo é educar o consumidor sobre os produtos/serviços da empresa e nutri-lo com informações, sanar suas dúvidas, ampliar sua opinião e conhecimento, construir confiança, gerar leads (interessados) e conduzi-los na jornada de compra. Por isso, produtos e serviços de compreensão mais complexa, que exigem relacionamento contínuo e, por vezes, investimentos mais altos e recorrentes irão se beneficiar com essa estratégia de marketing digital, entre eles: plano de saúde, academia, seguros, consultorias, contabilidade, advocacia, logística, rastreamento de frotas, hotelaria, lazer, turismo, educação, tecnologia, telecomunicações, imóveis, automobilística, e-commerce, bussiness to bussiness (b2b) e muitos outros.
Estude o quanto antes a sua persona alvo e o seu empreendimento. Elabore um plano de marketing de conteúdo, foque na criação de conteúdo, divulgue-os frequentemente e não se esqueça de acompanhar os resultados. Um time de profissionais será capaz de entregar resultados valiosos, muito além do esperado.
Uma dica poderosa sobre marketing digital e marketing de conteúdo
Você já possui uma estratégia de marketing de conteúdo? Saiba que o branding é um fortíssimo aliado para resultados incrivelmente efetivos e duradouros.