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Investir (somente) nas mídias sociais é um perigo?

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023

Manter as mídias sociais em dia tornou-se obrigatoriedade para as empresas. Todo plano de marketing digital irá contemplar as mídias sociais em sua estratégia. Isso é altamente recomendado e a prova disso são os 114 milhões de brasileiros que consomem conteúdos nas redes sociais, sendo 70% exclusivamente em dispositivos móveis, segundo dados levantados pela comScore.

Entretanto, alguns empreendedores veem oportunidades apenas nas mídias sociais, ignorando as demais estratégias de marketing digital, e, assim, não compreendem o perigo para o negócio ao adotar essa visão míope.

Continue a leitura e entenda os motivos pelos quais investir somente nas mídias sociais traz grandes riscos para o sucesso da empresa.

A atenção do consumidor é bombardeada nas mídias sociais

88% dos brasileiros acessam as mídias sociais e o Brasil é o pais com maior quantidade de posts pagos (impulsionamento), segundo estudo da comScore. Todos os dias, milhares de conteúdos e anúncios são criados e compartilhados nas redes e a sua marca está à mercê dessa grande batalha pela atenção do consumidor, que a cada dia está mais consciente e exigente.

As redes sociais possuem formatos e funcionalidades limitados

Toda e qualquer mídia social possui formatos e funcionalidades pré-estabelecidos. O avatar, a imagem de capa, a imagem de link, a imagem do stories, a quantidade de caracteres na postagem, a forma como as fotos são exibidas, tudo é pré-configurado. O Twitter, por exemplo, permite posts com no máximo 280 caracteres. As artes dos anúncios Facebook Ads podem ter até 20% de texto para que o alcance, mesmo pago, não seja prejudicado.

Caso a sua empresa queira oferecer uma experiência de marketing digital diferenciada para o consumidor (com outras formas de interação com a marca), não será possível somente com as mídias sociais.

Aplicações autônomas (bots) interagem nas mídias sociais

Atualmente, existem bots que interagem nas mídias sociais. Muitas vezes, curtidas, comentários e até mesmo seguidores são oriundos de aplicativos automatizados, ou seja, sua marca pode estar estabelecendo conexão com “máquinas inteligentes” e não com pessoas reais, seu verdadeiro público-alvo.

Aqui, fica uma dica: cuidado ao analisar os resultados no digital considerando apenas seguidores e curtidas.

Você não tem qualquer controle sobre essas mídias

O Orkut foi febre um dia. Imagine se a sua estratégia de marketing digital tivesse foco apenas nessa plataforma que sumiu. O Facebook já teve um alcance orgânico (gratuito) muito maior, mas tem apresentado queda significativa, forçando as empresas a investir na compra de anúncios Facebook Ads. O Snapchat já conseguiu seu momento de glória e perdeu espçao, sem dizer que as alterações no algoritmo das redes sociais poderão impactar seriamente os resultados da empresa.

Com essas informações, não fique desencorajado. Na verdade, esse artigo é um alerta para você entender que as mídias sociais sozinhas não são capazes de entregar os melhores resultados de marketing digital para a empresa, devido as características inerentes dessa mídia.

Para conquistar resultados eficientes, é imprescindível profissionais de marketing para integrar as mídias sociais às demais estratégias digitais, entre elas: inbound marketing, marketing de conteúdo, publicidade em google ads, e-mail marketing, remarketing, website responsivo e tantas outras.

Uma dica segura de marketing digital

O marketing digital da sua empresa entrega resultados magníficos? Saiba que o branding é um fortíssimo aliado para resultados incríveis e duradouros.

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