7 conselhos para campanhas Google Ads bem sucedidas
Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022
Ultrapassamos os 152 milhões de pessoas surfando na internet! Será que o marketing digital é capaz de gerar oportunidades aí? Sim! São milhões de internautas navegando por smartphone, notebook, televisão e computador de mesa, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020. Além disso, outro fato muito relevante para as estratégias de marketing digital: a internet tornou-se o segundo meio de comunicação mais utilizado para se manter informado, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016.
Diante desse cenário, varejo online, pequenas e médias empresas já utilizam uma estratégia de marketing digital muito conhecida: a publicidade online no Google Ads, também chamada de links patrocinados. São aqueles anúncios de texto que aparecem logo acima dos resultados de uma busca. As vantagens são inúmeras, porém, para alcançar o melhor retorno sobre o investimento é importante se atentar a alguns fatores. Os principais são:
1. Estabeleça um objetivo e planeje: com algum desses objetivos em mente (defender e reforçar a marca (branding), aumentar a visitação ao site, estimular as vendas de determinados produtos ou até mesmo gerir uma crise de comunicação), é que você definirá todos os elementos do planejamento: palavras-chave, grupos de anúncios, entre outros.
2. Monitore o mercado: utilize as diversas ferramentas de marketing digital (Google Trends, Google Ads Keyword Planner, Google Zeitgeis, por exemplo) para identificar tendências de busca e audiências em expressões-chave, para assim entender os anseios e comportamento do consumidor. Essas aplicações são fundamentais para o planejamento de qualquer ação de comunicação online ou offline.
3. Defina expressões-chaves relevantes: pense nas palavras-chaves como expressões-chaves e evite ao máximo os termos amplos. Como assim? Digamos que você venda televisores, apenas o termo “televisor” é muito amplo. Afinal, quem busca por essa palavra, poderá estar procurando por marcas ou modelos específicos ou, ainda, algum móvel para o televisor. Com isso, defina expressões-chaves relevantes. Assim, evitará cliques desnecessários e não desperdiçará verba da campanha.
4. Faça diferente dos concorrentes: com as expressões-chaves em mãos, utilize-as nas buscas para identificar os anúncios digitais da concorrência, analise o conteúdo e crie anúncios com proposta de valor diferenciadas. Por exemplo: se a maioria estiver comunicando as condições de pagamento e as suas forem inferior, é inoportuno comunicar isso. Para conquistar o clique é preciso ter outro diferencial!
5. Ative as extensões de anúncio e o acompanhamento de conversões: o recurso de extensões do Google Ads exibe informações adicionais, tais como: local, sitelinks, chamadas telefônicas e outras. O acompanhamento de conversões permite descobrir o que acontece depois que o anúncio é clicado, ou seja, quais expressões-chaves, anúncios e campanhas geraram mais retorno.
6. Crie landing pages específicas para as expressões-chaves primordiais: landing pages são as páginas de destino do link patrocinado. O internauta é impaciente e deseja ter a informação na velocidade da luz. Assim, evite muitos cliques até o produto ou serviço anunciado. É altamente recomendado que a página inicial do site não seja a landingpage, devido a diversidade de informações presentes ali.
7. Monitore constantemente: uma das principais vantagens do marketing digital e do Google Ads é a sua capacidade ímpar de acompanhar o desempenho das ações. Deste modo, na primeira semana, observe diariamente a performance da campanha. Após, faça os ajustes necessários e monitore pelo menos uma vez por semana.
8. Aqui, um conselho bônus para você: defina também as palavras-chaves negativas, ou seja, os termos de pesquisas que deverão ser excluídos da campanha. Se você não vende “televisor monitor”, então convém negativar a palavra “monitor”, pois, será informado ao Google Ads que o anúncio não deverá ser exibido para pesquisas que contenham esse termo. Isso evitará (e muito!) cliques desnecessários e desperdícios de verba.
Analise o orçamento de marketing disponível em sua empresa e estude a possibilidade de investir em Google Ads links patrocinados. Depois, é só aproveitar os conselhos apresentados e gerar novos negócios para a sua marca.
Para conquistar resultados ainda mais expressivos, faça as campanhas Google Ads associadas às demais estratégias de marketing digital. Saiba agora quais são em nosso artigo Plano de marketing digital: estratégias essenciais.